top of page
REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL (RPG)
Uma das formas mais eficazes, e menos divulgada, de prevenir todo o tipo de lesões, é a manutenção de uma postura corporal correta, em todos os momentos do dia. Desde o passeio a pé matinal, passando pelo ambiente de trabalho ao computador, e culminando na prática desportiva, é hoje consensual que o simples passo de manter uma postura correta obtém resultados muito positivos na prevenção de lesões cervicais, lombares e tendinites.
A Reeducação Postural Global é a técnica desenvolvida para, de uma forma faseada e contínua, colmatar a postura errada, reeducando o corpo a adotar uma nova postura em todos os momentos do dia, para que, de uma forma natural o faça permanentemente no futuro.
Após uma exigente análise de necessidades inicial ao cliente, é elaborado um plano de tratamento específico e idealizado para as suas necessidades individuais. Durante o tratamento o cliente participa ativamente na correção das alterações estimulando a sua consciência corporal.
QUESTÕES FREQUENTES
Posso melhorar a minha escoliose com o tratamento RPG?
Sim. A escoliose, nas suas variadas formas, é um tipo de alteração postural que, com o passar do tempo desgasta os tecidos e, por esse e outros motivos, beneficiará sempre da reeducação postural.
Há vantagens desportivas na reeducação postural?
Para qualquer desportista, a performance é um foco em todos os momentos da carreira. Através da reeducação postural, um atleta irá beneficiar de um movimento mais amplo e com menos resistência, permitindo mais força e mais alcance, independentemente do movimento em questão.
Qual a duração de um tratamento RPG?
Considerando a análise individual inicial, a duração do tratamento será ajustada às necessidades dos clientes, podendo variar entre 1 a 3 meses, salvo excepções. No caso da reeducação postural pediátrica a abordagem é diferente devido às necessidades distintas que uma criança tem, nas várias fases do seu desenvolvimento.
As alterações visuais, perda de audição, zumbido, nauseas, vômitos, desequilíbrios, tonturas e vertigens são cada vez mais frequentes. Sendo que as vertigens afeta 10% da população mundial nas quais 85% são provocadas por uma disfunção vestibular. Na reabilitacao vestibular são efetuados exercicios para o tratamento funcional das disfunções vestibulares. Com o objetivo da adaptacao do reflexo vestibulo ocular (RVO), permite uma estabilização da imagem quando e surge um movimento da cabeça. A abordagem terapeutica é delineada dependendo da sintomatogia e da evolução da mesma.
Fáscia… é certamente um termo desconhecido para muitos. É enorme, desde a cabeça até aos pés, e é como uma espécie de rede ou membrana que envolve todas as estruturas do corpo. Trata-se de tecido conjuntivo fibroso e confere protecção, suporte e é o elo de ligação dessas mesmas estruturas. É um órgão sensorial conectado directamente com o sistema nervoso central, devido à abundância de terminações nervosas nele existentes. Diariamente a nossa fáscia é posta à prova, temos dores, incapacidades e alterações no funcionamento dos vários sistemas, devido ao físico, traumatismos, más posturas, inflamações, cirurgias, etc. e devido ao emocional, stress, adrenalina, tristeza, apatia, etc. Todos somos alvos fáceis… e todos estes estados vão reflectir-se na fáscia e muitas vezes propagar-se por todo o corpo, limitando-nos no nosso quotidiano.
Para um atleta lesionado é fundamental uma eficaz e rápida recuperação para conseguir o regresso à atividade desportiva o mais rapidamente possível. Na verdade, a fisioterapia desportiva faz mais do que recuperar lesões (pós-traumáticas, rupturas, biomecânicas, etc.), melhora a performance do atleta e optimiza a qualidade do gesto técnico. Atletas de surf, ténis, padel, golfe, volei, futebol e até mesmo músicos, em que o gesto é fundamental beneficiam da fisioterapia desportiva. São várias as técnicas utilizadas para reeducar o gesto e recuperar a lesão. Para tal, é efetuado uma avaliação minuciosa do gesto desportivo e da causa da lesão. Assim, optimiza-se o tratamento, educa-se para a saúde e para a melhor performance.
As patologias do foro neurológico são motivo de grande preocupação na actualidade. Demências, acidentes vasculares cerebrais (AVC’s), acidentes isquémicos transitórios (AIT’s), doença de Parkinson, lesões medulares, lesões cerebrais, esclerose múltipla (EM), esclerose lateral amiotrófica (ELA), traumatismos cranioencefálicos (TCE’s), doenças neuromusculares, são algumas das patologias mais frequentes, alvo da intervenção da fisioterapia. A reabilitação neurológica destina-se ao tratamento de lesões que afectam o sistema nervoso e tem como objectivo reduzir ao máximo a sintomatologia, as limitações ou as incapacidades, e reabilitar o paciente, promovendo a funcionalidade, a autonomia e bem-estar físico e emocional. A avaliação é criteriosa e são traçadas metas em equipa, pacientes, famílias e terapeutas, nunca esquecendo a individualidade de cada um. O plano estabelecido baseia-se sempre no desenvolvimento de AVD’s, linguagem e comunicação, equilíbrio, mobilidade, força muscular, funcionalidade, marcha, tolerância ao esforço, diminuição da dor.
bottom of page